terça-feira, 24 de setembro de 2013

Inspiração - Bloqueio Criativo

Você já teve aquele momento que você acha que toda a inspiração te abandonou? Que nunca mais você vai conseguir fazer uma página de scrap? Que a criatividade parece que travou mesmo? Todo mundo que faz algum tipo de trabalho que exige criatividade, já passou por isso. Se o scrap é hobby ou trabalho para você, tenho certeza que você já teve um desses momentos. Pra quem trabalha com isso é um pouco pior, como lidar com um bloqueio criativo com uma encomenda para entregar amanhã?

Bem, melhor do que reclamar, é agir. Eu já li muita coisa legal na internet sobre como buscar a inspiração perdida, e fiz aqui um pequeno apanhado de fontes variadas, quem sabe alguma dessas dicas serve pra você?
1.    Desligar. Sim, desligar da internet, do computador, do smartphone. Eu adoro tirar um tempo para navegar, ver outros blogs, pesquisar, buscar novidades, e isso tem o seu valor. Mas à vezes faz a gente se perder nesse processo. Quem aqui nunca ligou o computador para dar “uma olhadinha” no Facebook e quando percebeu havia passado duas horas que atire o primeiro carregador de Iphone (que com certeza você tem uns 5 pra dar conta da bateria!). Que tal tentar passar uma tarde totalmente desconectada? Para impossível, mas você consegue.  Faz bem dar tempo para a mente sem a distração que são esses aparelinhos. O que nos leva a segunda dica...

2.    Coloque a mão na massa. Simbolicamente ou literalmente. O ato de fazer alguma coisa é poderoso, e eu super recomendo se você estiver passando por um bloqueio criativo. Cozinhar, arrumar um armário, lavar roupa, essas atividades te forçam a focar em tarefas simples, fazem sua mente descansar das coisas mais complexas. Pra mim, cozinhar é o que mais funciona. Quantas vezes eu parei no meio da tarde, deixando uma mesa cheia de papéis e um prazo para terminar um projeto de lado e fui pra cozinha testar uma receita nova de cupcake. Funciona. Você volta para os seus papéis com outra energia.

3.    Saia da rotina. É difícil, com a correria que é o nosso dia a dia. Mas às vezes, tomar café da manhã em um lugar diferente da casa já faz um efeito de mudar o curso da energia que nos acompanha. Mude o caminho, mude o horário, mesmo que seja uma pequena mudança, o efeito pode ser grande.

4.    Faça listas de tarefas. Eu sou uma pessoa de listas. Amo fazer listas de tudo. E uma coisa que me ajuda muito a relaxar e focar em uma tarefa de cada vez é ter uma lista de tudo que tenho pra fazer. Fica difícil deixar a criatividade correr solta quando você está preocupada em não esquecer de passar no supermercado mais tarde. Se está escrito você pode tirar isso da cabeça e deixar mais espaço para criar.

5.    Mude de cenário. Fazer uma viagem a uma terra distante seria o ideal, mas como isso nem sempre é possível, procure outros cenários na sua cidade, no seu bairro. Novos prédios, novas lojas, novos restaurantes, novas praias, coisas novas fazem nossos olhos se abrirem.

6.    Divirta-se. Diversão? Isso mesmo. A gente cresce e esquece da importância de brincar. Se divertir não significa necessariamente sair pra dançar, ir ao cinema, mas encontrar a diversão no dia a dia. Como já disse a Mary Poppins, em toda tarefa que precisa ser feita, existe um elemento divertido. Encontre a diversão, e o trabalho se torna uma brincadeira. Um pouco de açúcar para engolir o remédio amargo. E renovar as energias.

7.    Desafie-se. Soou estranho, né? Mas isso mesmo. Tente uma maneira nova de fazer scrap. Se você costuma começar escolhendo o papel do fundo, comece escolhendo um enfeite e montando a página em volta dele. Se você sempre usa muitas fotos, tente fazer uma página usando uma só. Escolha alguns poucos materiais e faça uma página usando somente eles. Sei lá. Mudar a sequência do nosso processo criativo faz a mente trabalhar diferente, você vai se surpreender com os resultados.




E você? Como sai de um bloqueio criativo?

Beijos,

2 comentários:

Luciana Matos disse...

Ish Dé tenho isso mais vezes do que eu gostaria... Normalmente no meu caso realmente funciona esquecer um pouco o prazo e colocar a mão na massa literalmente (fazendo os meus bolos...)!
Mas como falam vários escritores, meu trabalho é sim fruto de muita concentração e esforço. Se demora muito pra sair aí mesmo que eu fico concentrada fazendo...
beijocas,
Lu

Thais disse...

Oie, acopanho muito o scraperia, mas por newaletter. Vim agradecer tanta dica boa e inspiração! As vezes falta devolver tanta coisa que nos dá! Bjs