sábado, 29 de setembro de 2012

Receita :: Torta de Cebola


Olá Meninas!

Final de semana chegando e resolvi mudar um pouco e fazer uma receita de algo salgado.

Essa torta de cebola é super tradicional na minha família e como eu moro longe, resolvi pegar a receita com a minha tia fazer para as amigas... Adivinhem??? Virou tradicional aqui em Curitiba também!

Primeiro ponto, para aqueles que não são fã de cebola: relaxem... Essa torta é fantástica até para os mais criteriosos... Como a cebola é dourada antes, o sabor é bem diferente!

Vamos lá...

Massa
150g de Manteiga com sal
1 gema
farinha até soltar da mão
Essa é a tradicional massa podre, ou seja, amasse a manteiga com a gema e vai jogando farinha e amassando usando as mãos. Acho que vai umas 2 xic ou mais de farinha, mas tem que ir jogando aos poucos e amassando. Quando a massa tiver desgrudando da mão é porque está pronta.
Abre a massa na forma de aro, aquelas que vc tira o aro depois.
Antes de colocar no forno, coloco uns 10min no freezer – parece louco mais o meu cunhado que é chef disse que tem que colocar ou a manteiga desanda um pouco...
Feito isso, coloca a massa no forno para dourar.
Recheio
2 col. de Sopa de Manteiga Cheia
1 Kg Cebola cortada em Rodelas
1 Col. de chá de açúcar
1 envelope de sopa de cebola
1,5 xic de leite frio
150g de queijo suíço (grueve ou emental)
Pitada de noz moscada (eu não coloquei)
Pitada de Pimenta do Reino
3 col de sopa de creme de leite
2 ovos inteiros
Sal a gosto

Como fazer:
Numa panela grande derreta a manteiga com toda a cebola e o açúcar. Deixe fritar levemente (demora) a cebola tem que começar a ficar escura (o volume cai muito).
Enquanto a cebola tá fritando, pegar o envelope da sopa de cebola e dissolver no leite frio. 
Mexe bastante e junta com o queijo já ralado.
Em uma tigela pequena, bate na mão os ovos inteiros com o creme de leite.

Quando a cebola estiver escura, acrescenta a mistura com o queijo ralado e tempere a gosto. Quando o queijo derreter, acrescenta a mistura dos ovos com creme de leite.


Ai é só colocar na massa e levar ao forno por uns 40 minutos.

Repito... apesar de eu ser super doceira, essa é minha receita que mais faz sucesso para almoços com família e amigos!

Beijos e bom apetite!

Um comentário:

Trilha Sonora de Casamento disse...

HUMMMMMM

(,)”’(,)
(.’o’,)”)
(,(‘ ‘)(‘ ‘)
Aqui estou eu, todinho pra vc,
sabe pq.???
Pq vc merece o melhor!!
Teu blog é muito fofo!!!
XOXO