sábado, 4 de julho de 2009

MANIFESTO A FAVOR DA TRANSPARÊNCIA

Oi,
Tenho passado por alguns momentos difíceIs e venho dividir o que tem acontecido nos últimos tempos comigo.
Pra quem não me conhece eu me chamo Luciana Matos, tenho 33 anos, sou advogada e sou dona da SCRAPeria, loja de produtos de scrapbooking em Curitiba (http://scraperiaaloja.blogspot.com).
Há 4 anos larguei o Direito porque estava exausta de ver alguns descasos na justiça brasileira e, infelizmente percebi que a falta de ética alcançou níveis sociais muito mais profundos.
Trabalho árdua e diariamente para trazer novidades para as minhas clientes e, há 3 anos, luto em silêncio contra impostos altos e sobretudo contra a falta de profissionalismo que jamais vi no Direito.
As minhas concorrentes, além de frenquentarem e espiarem a minha loja, copiam descaradamente todo o trabalho da minha equipe jogando no lixo meses de planejamento, além é claro rios de dinheiro.
Quase toda a minha equipe foi cortejada pela concorrência e, o mais engraçado (ou desgraçado), é que quase toda ela já foi trabalhar para as demais loja como se isso a coisa mais normal do mundo.
Ética... Bem o que é ser ético??????
Além dos meus 17 anos de Direito e dentro deles alguns de mestrado em Direito Tributário pude estudar nas minhas inúmeras aulas de Filosofia o comportamento humano.
Mas não foi nos livros que descobri como conduzir a minha vida.
Foi no berço.
Quem me conhece já meu ouviu falando inúmeras vezes que eu só sei pautar a minha vida por um único tipo de ética. AFINAL, PARA MIM NÃO EXISTEM DUAS ÉTICAS.
Só tratamos as coisas da mesma forma sempre.
A ética, o caráter, a forma de conduzir as coisas devem sempre ser a mesma.
Se estamos errados assumidos o erro e assumimos as consequências. Ponto final.
Isso é ser humano.
Pelo menos menos foi assim que eu aprendi.
Mas também não fico por aí dando lição de moral em ninguém, nem impondo a minha razão (até porque na maioria das vezes eu não a tenho).
Costumo falar que mais cedo ou mais tarde a verdade prevalece, e disso eu tenho certeza mesmo.
Tenho a nítida sensação que sou cercada por pessoas tentando tirar vantagens dos outros.
Por isso a partir de hoje cansei. Cansei mesmo.
Passei a semana enclausurada chorando e sofrendo.
Mas cansei de acreditar nessa sociedade doentia que só sabe tirar vantagem dos outros.
Tenho outros negócios além da SCRAPeria que também sobre com a falta de ética, que não é o caso desse email. Mas vejo tudo ao meu redor ruindo pela falta de ética.
O que que as minhas concorrentes vão agregar às suas clientes vendendo em suas lojas aulas copiadas da minha loja?
Detalhe... Aulas inclusive dadas pelas mesmas professoras, como se a minha loja não tivesse um mega prejuízo em enviar email, divulgar, trabalhar, fazer folheto, enfim... mil gastos que só um um lojista sabe e que as próprias concorrentes deveriam saber...
Cadê a criatividade?
Será que ninguém percebeu que se existe um segredo ele é exatamente planejar, trazer o novo para o cliente e buscar o diferente?????
Porque até no Direito eu sou obrigada a criar novas teses para serem aprovadas pelos tribunais...
Cansei de aceitar calada todas as pessoas que chegam a loja se dizendo profissionais e finjindo-se pessoas que não são.
Cansei!!!!!!!!!!!!!!!!!
Esse é um apelo pela transparência e ética em todas as relações humanas.
Luciana Matos

11 comentários:

Márcia Elisa Ferraz disse...

Lu,
Parabéns pela coragem de dizer em alto e bom tom que as pessoas precisam ser éticas sim, em tudo, inclusive com elas mesmas.
Vive-se em ciclos e não podemos esquecer isso. Tudo vai e volta de onde partiu.
Desejo que depois deste desabafo você vá em frente fazendo as coisas como sempre fez, de cabeça erguida, com coragem de criar, inovar e se arriscar, pois é assim que se vive, lutando e vencendo.
Te conheço o suficiente para saber que você é lutadora e é vencedora sim. Se destaca e cresce por isso.

Siga em frente feliz, pois a gente adora as suas idéias e seu "perfeccionismo" que têm nos possibilitado tantas oportunidades lindas de fazer nosso hobby, criar e ser feliz.

Beijos
Márcia Ferraz

Anônimo disse...

Esse mesmo sentimento seu,eu senti no ano passado com essa mesma "concorrente" citada da Scraperia,lembra?
Mas ela nem concorrente sua é! Pois tudo naquele local não passa de enganação e CÓPIA!!!Nada é pensando com carinho,amor e luta como na sua loja!Quem me derá ter 1/3 dessa sua capacidade de transformar tudo em coisas Lindas.
Mas acredito como você que a verdade sempre prevalece.
Pois além de ser cara de pau,essa pessoa é uma Usurpadora da inteligênca alheia.Pois não possui nenhuma capacidade e inteligência própria!!! Ela vive de copiar!!!
Não esquenta Lu,o que é seu, será sempre seu.E suas clientes terão a total capacidade de reconhecer um produto seu em outra loja.E de uma forma ou de outra,VOCÊ será lembrada.
Lamento por muitas profissionais não perceberem aonde estão se envolvendo!! Pois acredite,essa loja vive de copiar TUDO!!!
Um dia elas serão descartadas,após a USURPADORA, sugar todo seu conhecimento e tomar os créditos em beneficio próprio!
Não chore mais Lú!! Não se tranque num quarto escuro!! Onde ninguém pode ver esse brilho lindo que você tem!! E acredite,ninguém além de sua familia,mereçe seu desespero!


Beijos,
Com carinho de sempre!!

Ale

Bianca Gomes disse...

OI Lu td bem?
A maldade existe em qualquer situaçao, até na mais banal possivel....
Mas "OBRA PRIMA"só existe UMA, o resto são apenas "genéricas".onde quem conhece um bom trabalho, feito com muito amor, dedicação e principalmente CRIATIVIDADE percebe de longe!
Não se feche num casulo por causa de outras pessoas, você tem é que mais continuar mostrando essa pessoa maravilhosa e brilhante que você é!!!!!
Uma vez me falaram que nós devemos desejar aos nossos inimigos muita saúde e garra, para que les consigam aplaudir de pé o nosso sucesso!!!
ë isso aí!!
Um grande beijo, de quem te admira muito Bianca

Janice disse...

Oi Luciana,
Sou Janice, proprietária da Papel Arteiro em Brasília e me solidarizei com o seu desabafo. Nós que temos loja que sabemos as dificuldades de nos manter no mercado. Abrir uma loja é fácil, o difícil é manter, fazer sucesso e buscar inovar sempre.
Sofremos com concorrentes lojas e concorrentes "não lojas" e aí a disputa é ainda mais injusta!
Apoio cada palavra sua! Parabéns pela coragem de dizer o que está engasgado em muitas de nós. Beijo e fique bem. Continue lutando e buscando o profissionalismos de sempre. Estou longe e nunca nos flaamos, mas admiro suas conquistas.
Bjos

Alice Fares disse...

Lu, fiquei triste ao ler seu e-mail e saber por tudo o que vc está passando... queria estar mais perto. Mas tenho certeza que, como sempre, você irá se levantar e continuar lutando pelo que vc acredita! Quem disse que a vida é fácil? Me orgulho de poder me sentir sua amiga e ver tudo o que você conquistou com o seu carisma e seu trabalho!
Adoro você e conte sempre comigo!
Logo estarei por perto novamente...

Beijinhos, Ali

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Samantha disse...

LU,

apesar de estar distanciada do scrap e consequentemente da Scraperia, queria dizer q continuo admirando tua criatividade, tua dedicaçao e a transparencia com a qual se mostra. Infelizmente, pessoas sem etica encontraremos em todos os cantos e momentos da nossa vida. Mas tbem e certo e claro q aquele la em cima, esta ao nosso lado sempre e nos ajuda a passar por isso sem deixarmos que esses acontecimentos e pessoas pouco agradaveis e de pouca importancia, mudem com sua falta d etica nossa essencia.
Lu, nao liga, nao. O copiado jamais chegara perto do criado, pois esse traz junto a criatividade e o carinho de quem criou pensando em quem receberia.

Fica com Deus, vc e todo pessoal ai !!
Bjcas mil
Samantha

Scrap Jackie disse...

Oi, Luciana
Postei seu manifesto lá no meu blog e assinei meu apoio. Parabéns pela sua coragem e por dizer o que estava engasgado na minha garganta há tanto tempo.

um beijo

Nanda disse...

Lu!!!!!!!

Assim como as demais, estendo meu total apoio a vc.
Espaço existe para todos, e quem pensa que passará os outros para traz acabará só colhendo frutos ruins.
Ética e respeito são quesitos essenciais hj, em qquer ramo.
Todo o carinho que vc e a equipe SCRAPERIA dedicam a seus "frequentadores" (isso pq vcs não nos tratam como meros clientes) não tem comparação, e é um diferencial exclusivo!
Adoro vc, amo seu trabalho e sinto por td que está passando!
Qdo precisar de qquer coisa, pode me chamar, viu!!!

Bjos!!!!!

ScrapHappy disse...

Oi Lu,

Sei muito bem o que isto,o problema maior não nem o comercio ilegal é a cara de pau dessas pessoas, o problema é que temos ética e valores completamente diferentes dessas pessoas e é isto que nos mogoa profundamente pois jamais fariamos o mesmo... A vida é assim mesmo uns querendo o bem, outros querendo puxar o tapete. Mas não se preocupe o universo devolve o que damos para ele esta é a unica certeza que temos....
beijos
Pat

Regina disse...

Luciana!!
Já tem um tempo desde seu desabafo mas gostaria de fazer um comentário. Infelizmente no nosso ramao (artesanato) as pessoas não tem o menor respeito por ninguém, mas uma coisa é certa... todos sabem quando o trabalho é copiado. Nimguém consegue fazer igual ao seu.
Gostaria de morar mais perto de você para visitar sua loja e como diz uma amiga minha, eu iria fica muito "pobrinha" de tanto comprar.
Muito sucesso para você!!! você já tem mas desejo muiiiiiiiito mais.
Uma ótima semana!!
Regina