sexta-feira, 16 de maio de 2008

Carimbo - parte 1

Oi! Tudo bem?

Bem... Existem alguns tipos diferentes de carimbeiras: Pigment Ink, Dye Ink, StazOn, Chalk Ink VersaCraft e Glue Pad. Vamos começar a traduzir essa história...

A carimbeira Pigment Ink é assim chamada porque sua base é composta de pigmento, ao contrário da Dye Ink que é composta de corante a base de água.

A carimbeira Pigment Ink é muito usada aqui no Brasil já que a maioria das lojas só vendem a Versacolor (da Tsukineko) ou a Colorbox (da Clearsnap), como se essas fossem as únicas carimbeiras do mundo...

Ao usá-la a imagem não fica tão nítida e perfeita porque sua secagem é lenta. Perceba que ao carimbar com uma Stazon ou a Vivid, por exemplo, as linhas do desenho carimbado traduzem exatamente o que você está replicando, ao contrário das Pigment Inks que sempre aparecem uma "sombrinha" no desenho. Isso porque ela é mais úmida... O bom dessa carimbeira é que, além da secagem ser bem mais lenta (permitindo assim o uso de emboss), o resultado após a secagem é fiel ao que você carimbou, ou seja, sem alteração de cor.

Você pode utilizá-la nas seguintes superfícies: papel, madeira, tecido e shrink plastic.

Particularmente eu não uso tannnnto esse tipo de carimbeira para estampar uma imagem definida, porque prefiro a perfeição do acabamento de outros tipos de carimbeiras. Mas adoro para fazer fundo o que, vamos combinar, acaba sendo muiiiiiiito útil.

Outros tipos de carimbeiras de pigmento são: Brilliance (da Tsukineko) que eu adoro porque não são opacas mas, ao contrário, possuem um brilho lindo nas cores (não vivo sem o coffee bean – marrom escuro e o chocolate – marrom avermelhado!!!!). A Versafine (da Tsukineko) possui uma base de pigmento oleoso que permite que a imagem carimbada fique nítida transparecendo os detalhes do desenho (a preta é a minha preferida, mas acabou de secar....). A Encore (da Tsukineko) tem cores metálicas bem legais, que ficam bem bacanas ao carimbar sobre superfícies escuras.

Bem por hoje é só! Um bom final de semana pra você e até segunda com a parte 2 de carimbos, onde falarei sobre Dye Ink, StazOn, Chalk Ink VersaCraft e Glue Pad.

Beijocas e até mais,
Lu

obs: o sorteio da coleção completa dos papéis da Basic Grey, coleção Two Scoops, ainda está de pé. Você já respondeu a pergunta do post de quarta-feira (dia 7)? Ainda não??? Então entre e responda http://scraperiaaloja.blogspot.com/2008/05/os-sorteios.html .

obs2: chegaram muiiiiiiiiiiitas coisas novas maravilhosas.... você precisa conferir! semana q vem começo a mostrar aqui, tá?

6 comentários:

Ludmilla disse...

E O RESULTADO DO SORTEIO???
PODE COMENTARIOS SEGUIDOS???

sheila disse...

Oiiii Lu!
Nossa que aula e tanto sobre carimbos! Estou adorando e confesso que não sabia nada sobre eles. Posta logo sobre os outros, agora quero saber de tuuuuuuudo.
Beijo grande e bom fim e semana.
Sheila Zoller

Luciana Matos disse...

Oi "smilleemilla" postei no comentário anterior o resultado... e, como a unica regra criada era ser a 15a postagem valeu tudo... mas fique despreocupada que na proxima eu fico mais esperta!

patricia dias disse...

Lú,


Estou amando as informações sobre carimbos. Agora só falta eu começar a dar sorte e conseguir um desses prêmios.

bjos,

Anelise disse...

Seria super interessante se vocês postassem junto com a explicação uma imagem da carimbeira, ou dela sendo usada, para que possamos entender melhor....ainda mais eu que não sei muito sobre o assunto de carimbos e adorei a idéia das aulas sobre carimbos!

Anônimo disse...

Oi Lu,
não tive tempo de responder na quinta-feira, mas adoro utilizar a versamark e a stazon. Tanto faz se o carimbo é de madeira ou clear, mas acho que prefiro os grandes de fundo.
P.S.: Estou esperando chegar uma glue pad na Scraperia para comprar uma.. rsrsrs..

Bjs e []s a todas!!!